Homem assustado diante do computador ao ver seus 7 principais erros de empreendedor iniciante

Conheça os setes principais erros que quase todo empreendedor iniciante comete

Existem 7 erros principais de empreendedor iniciante que você precisa conhecer para poder evitá-los. Histórias de empreendedores que ganharam muito dinheiro logo no início da empresa existem, mas são exceções. Geralmente, o retorno financeiro leva tempo, pois há todo um processo para que o negócio possa alcançar maturidade e lucro verdadeiro. Então, respire fundo e segure a ansiedade. E, principalmente, fique muito atento para não cometer esses 7 erros principais que quase todo empreendedor iniciante comete. Confira!

  1. NÃO FAZER UM PLANO DE NEGÓCIO É O PRIMEIRO ERRO DE EMPREENDEDORES INICIANTES

Empreendedores iniciantes precisam colocar seu projeto no papel, ou seja, elaborar um Plano de Negócio – que é um passo a passo de tudo o que é necessário ao funcionamento da sua empresa. Esse plano é fundamental para que você consiga ir de um ponto inicial até os primeiros lucros que sua empresa terá.

  1. CÁLCULOS ERRADOS PARA LUCRO E PREÇO 

Por isso você deve conhecer as técnicas para definir margens de lucro e preço dos produtos e serviços. A margem de lucro representa, em porcentagem, a relação entre o lucro e as vendas que você fez durante um determinado período. Sem esse conhecimento você vai perder muito dinheiro!

  1. EMPREENDER EM UMA ÁREA TOTALMENTE DESCONHECIDA 

Empreendedores iniciantes não precisam ser expert no mercado, mas é necessário ter conhecimento sobre o setor em que irá trabalhar. Por isso, pesquise e estude muito para saber o que irá fazer, como fará, qual será o seu posicionamento e o que ou como os concorrentes fazem.

  1. FALTA DE AUTOCONHECIMENTO 

Isso é básico, você precisa saber quais são seus pontos fortes e fracos e colocar tudo numa lista. Para lidar com os pontos fracos, você pode contratar pessoas ou fazer parcerias.

  1. IGNORAR O MERCADO 

Antes de tudo é fundamental conhecer o seu público. Você precisa saber para quem você vai vender seus produtos ou serviços, quem são seus fornecedores, quais são seus concorrentes e quem são seus possíveis parceiros.

  1. ATUAR NA INFORMALIDADE

Você pode até começar um negócio na informalidade tentando fugir dos impostos, mas, com certeza, não terá chance de crescer. Você precisará de CNPJ para emitir nota fiscal, abrir conta bancária para pessoa jurídica, usar máquinas de cartão, pedir empréstimo etc.

  1. DESISTIR NA PRIMEIRA DIFICULDADE 

Para empreender é preciso resiliência, paciência, determinação e fôlego. Persistir e fazer os ajustes necessários ao longo do caminho é a única forma de ter sucesso.