3 passos iniciais para elaborar o seu plano de negócio

Antes de começar a tocar um negócio, é fundamental criar seu PLANO DE NEGÓCIO – um passo a passo de tudo o que é necessário antes de colocar seu negócio em funcionamento. Esse plano é fundamental para que você consiga ir de um ponto inicial até os primeiros lucros que sua empresa terá.

Um plano de negócio pode ser caracterizado como um documento ou uma cartilha que descreve todos os passos para criação de uma empresa. Nele são descritos os objetivos do negócio e o que deve ser feito para que eles sejam alcançados. Em outras palavras, é um ‘passo a passo’ para criar a empresa.

É uma cartilha completa, então não espere criar um plano de negócio com momentos inspiradores que vão te levar ao seu sucesso. Nela será preciso falar sobre os possíveis riscos e incertezas que podem surgir pelo caminho, os concorrentes que podem representar um perigo, além de outras informações que, juntas, tendem a ajudá-lo a ter mais acertos no futuro.

Além disso, se você tem intenção de ter um investidor para conseguir abrir a sua empresa, o plano de negócio será algo obrigatório. Sem ele, você sequer se aproxima de um investidor, a não ser que o conheça e ele tenha 100% de certeza de que seu negócio vai dar certo sem ao menos estudá-lo.

3 Passos iniciais para criar o seu plano de negócio 

Não existe um modelo de plano de negócio que é considerado ideal. Há superstições do que é interessante ou não. A verdade é que cada um elabora o plano conforme às suas necessidades e dúvidas.

Recomendamos que você dê uma pesquisada nos modelos disponíveis pela internet para ter uma noção de como pode executá-lo, mas sem copiar. Se deseja criar uma empresa única, o seu plano de negócio deverá ser único.

Agora chegou o momento de colocar a criação do plano em prática. Siga os passos abaixo para que consiga desenvolver um plano eficiente e completo.

1. Análise de Mercado

Na análise de mercado vai conhecer seus potenciais clientes, concorrentes e fornecedores. Além disso, vai falar em detalhes sobre os produtos ou serviços que pretende trabalhar. Sem essa análise é certeza de que você não vai alcançar o sucesso desejado. Portanto, pesquise intensamente o mercado.

2. Qualidade e custo-benefício

Agora você deve pensar no posicionamento do produto ou serviço que vai trabalhar em seu negócio. Você imagina como ele será visto no mercado? É importante você saber o valor que ele carrega, tanto em relação ao preço, como à qualidade. Conheça o produto/serviço que você pretende vender.

3. Operacional e financeiro

Essa é uma das partes mais importantes do plano, pois começa a definir sua estrutura. A localização, instalação física e equipamentos estão dentro do plano operacional. Enquanto no financeiro deverá ter estimativas de custos iniciais, despesas, receitas, capital de giro e fluxo de caixa e lucros.

Mais ideias para elaborar o seu Plano de Negócio

Além dessas opções, você pode abordar sobre os riscos que existem no seu nicho, os problemas que podem acontecer e, inclusive, organizar um plano de ação caso exista alguma crise. Você pode apresentar soluções ou fazer um passo a passo sobre como reagir em momentos ruins para que a empresa passe pela crise com naturalidade, atenção e sem grandes danos.

O plano de negócio da empresa também pode ter uma parte com ações ou estratégias para alcançar o seu público. O marketing é uma parte relevante para as empresas, pois é ele que vai aproximá-la do público e isso é fundamental para aumentar as vendas e, consequentemente, lucros.

Por fim, estabeleça um processo eficiente para sua empresa e use-o como regra para que consiga alcançar o sucesso e a lucratividade desejada.