Saiba como aplicar a programação visual na sua empresa

Você sabe o que é Programação Visual? Sabe o quanto ela é importante para uma empresa? Se suas respostas foram negativas, você precisa ler esse texto até o final.

Para que você possa entender melhor, pense na seguinte questão:

Quando você entra em uma livraria ou em uma banca de jornal é comum que seus olhos se identifiquem com os livros e revistas que têm belas capas, não é mesmo? A não ser que você já esteja determinado a comprar um item específico, sem qualquer interesse em algo aleatório.

Pois bem, essa é uma atitude involuntária. É comum que seus olhos direcionem sua atenção para algo que te faça ter sensações, sejam boas ou ruins.

Isso também acontece quando você está em dúvida sobre qual loja entrar ou site mais legal para comprar um produto. Se a loja “x” tem uma identidade visual mais bonita do que “y” é provável que você finalize a compra na “x”.

É por isso que os especialistas falam tanto de programação visual quando um negócio ainda está em fase de desenvolvimento. A identidade visual da sua empresa vai colaborar com a sua consolidação e conquista de clientes.

Então, para ajudá-lo a pensar à frente, focando na boa imagem da empresa, vamos explicar tudo sobre programação visual.

Cartão de visita X Programação Visual

Você que é empreendedor ou que está começando a empreender sabe que abrir um negócio não é apenas correr atrás da burocracia e investimentos. É também pensar à frente. Ainda mais nos dias de hoje em que os consumidores desejam se identificar com a marca que consomem. A imagem da sua empresa importa e pode ser o divisor de águas para se sobressair entre os concorrentes.

Você sabia que o “visual” é considerado a forma mais bem-sucedida para a comunicação e que os empreendedores que fazem programação visual de suas empresas têm mais chances de obter bons resultados?

Pois é, é através do visual que sua empresa poderá se sobressair no mercado, transmitindo confiança e estabilidade ao seu cliente.

A identidade visual do seu negócio é uma espécie de cartão de visitas para os potenciais clientes. Por conta disso, você e seus sócios (caso tenha) têm a obrigação de reservar um momento para pensar nesse assunto.

Então, inicie a programação visual para que a empresa tenha uma marca forte no mercado e, aos poucos, seja reconhecida pelas pessoas.

Aplicando a Programação visual

A identidade visual da sua empresa são os símbolos, elementos e gráficos que representam seus valores e ideais. Então, a sua logo, tipografia, cores, materiais promocionais e muitos outros elementos precisam ser definidos.

Para que você possa estipular esses itens com mais acerto é ideal ter o apoio de um profissional que entenda sobre identidade visual, como um designer gráfico. Mas para que o visual fique conforme à identidade desejada ao negócio, é fundamental que toda sua programação seja desenvolvida em conjunto.

Vocês precisam estar de acordo com o visual que será criado, conciliando aspectos empresariais e os culturais para que a identidade visual estabelecida tenha determinado apelo.

Com o auxílio de um designer gráfico, vocês poderão começar a criação. Mas é importante considerar que dentro da identidade visual existem três grupos:

Primário:

O grupo primário é o primeiro impacto. Assim, a logo (logotipo), ícone e marca fazem parte dele. A logo  é a representação do nome da empresa. Já o ícone é o símbolo que ela representa e, a marca, a união entre logo e ícone.

Secundário:

São elementos que compõem a totalidade do grupo primário e têm grande importância por fazerem sua marca ser lembrada. Neles estão inclusos a tipografia e as cores que representarão sua empresa.

Terciário:

Uma espécie de acessórios que complementam tanto o grupo primário, como o secundário. Ou seja, nele estão inclusos mascotes, objetos ou uniformes. Tudo que possa ajudar a caracterizar a sua empresa.