Como transformar uma ideia em negócio

Você tem uma ideia que pode se transformar em negócio? Se sim, ótimo, mas precisa se preparar para os próximos passos. E lembre-se: nem tudo são flores. Esta é uma boa frase para definir o caminho, por vezes, longo e acidentado, que separa uma ideia, por mais genial que seja, de um negócio lucrativo. Mas isso não significa que você deva desistir, muito pelo contrário!

Ser empreendedor é uma atitude perante à vida e significa que você tem um objetivo, ou uma ideia na cabeça e está consciente do quanto do seu tempo, esforço e dedicação terá que investir para ela se transformar em realidade.

A vida é tentativa e erro e só não erra quem não tenta. Ao contrário, a roda nunca teria sido inventada, não haveria eletricidade nem estaríamos ligados por meio das redes sociais. Existiu alguém que, além de pensar em uma inovação, colocou-a em prática.

Os pioneiros são os que chegam primeiro, mesmo tendo existido outros que pensaram sobre a mesma coisa e tiveram a mesma ideia. Como bem sabemos, a sorte também favorece os audazes e há quem diga que os principiantes também.

O que queremos mostrar para você é que para empreender e transformar uma ideia em negócio é preciso estar ciente de que há momentos bons e maus, ou seja, saber lidar com os espinhos das flores, mas sem desistir. E como é possível alcançar esse equilíbrio?

Veja 5 passos para começar e transformar sua ideia em negócio.

ACREDITE, COM PAIXÃO, NA SUA IDEIA 

Esse é o primeiro passo. Acreditar na sua ideia e perceber o quanto você está disponível a se sacrificar por ela. Sim, sacrificar o seu tempo, o seu lazer, a vida familiar e social para que sua proposta possa se tornar realidade.

NÃO DEIXE SUA IDEIA NA GAVETA POR MUITO TEMPO

Se você chegou à conclusão de que ainda não é tempo para avançar, não há mal algum. É sinal de que você reconhece que precisa se preparar melhor para todos os passos do processo. Mas, cuidado! Não deixe sua ideia na gaveta por muito tempo, pois, provavelmente, muitas pessoas podem ter a mesma ideia neste exato momento.

APRESENTE A SUA IDEIA

Muito bem, você decidiu que quer avançar, então é hora de elaborar um documento que apresentará a sua ideia como se fosse a sinopse de um livro ou um trailer de filme.

Lembre-se que a ideia é sua e você a conhece de cor e salteado, mas agora o desafio é outro: convencer outras pessoas que sua proposta merece se transformar em um negócio porque irá gerar lucro.

DEFINA O PÚBLICO-ALVO PARA TRANSFORMAR SUA IDEIA EM NEGÓCIO

Neste documento, que poderá ser um rascunho inicial de um plano de negócio, além da sinopse (breve apresentação da sua ideia) você também terá que definir a quem ele se destina, ou seja, quem é o seu público-alvo.

FAÇA AJUSTES E NÃO DESISTE DE TRANSFORMAR SUA IDEIA EM NEGÓCIO

Além do investimento pessoal e financeiro inicial, você precisa fazer ajustes à medida em que o seu projeto é apresentado e as observações e comentários vão surgindo.

Empreender é trabalho duro, comprometido e precisa ter metas e objetivos bem definidos, assim como uma postura profissional e financeira que se você não tem, não desista, pois poderá ser adquirida com formações específicas e muita pesquisa. Por isso, não desista!