alguém mostrando uma imagem de funil de vendas no computador

Saiba o que é funil de vendas e aprenda a usar essa ferramenta para vender mais

Você sabe como usar o funil de vendas para lucrar mais no seu negócio? Se ainda não, precisa aprender urgentemente. Hoje em dia, contamos com uma série de estratégias que podem estimular o aumento das suas vendas, além de criar uma carteira de clientes interessante para a empresa.

As estratégias de marketing estão evoluindo dia após dia, o que pode trazer novas oportunidades para você e ajudar a sua empresa a se destacar no mercado. Existem estratégias de todos os tipos e gostos no mercado, como o funil de vendas, que é considerado a maior e mais eficiente forma de acompanhar a trajetória do cliente na sua loja.

Essa estratégia também é conhecida como “pipeline” e ao usá-la você tem total noção sobre a jornada de seus clientes. Você pode acompanhá-los desde o primeiro contato feito com sua empresa até a finalização de uma compra.

Funil de Vendas

O funil de vendas é um dos melhores modelos estratégicos para conhecer o comportamento do seu cliente em relação a sua empresa. Por meio dele, sua empresa pode saber qual o caminho que o cliente fez até fechar sua compra ou onde ele parou e os motivos que o fizeram desistir do produto.

Ao longo do funil, você pode fazer o consumidor perceber que tem um problema, que existem soluções e que a sua empresa é capaz de oferecê-las. Você educa o consumidor, fornece informações até que ele esteja pronto para concretizar uma compra, tornando-se cliente da sua empresa. É um longo caminho, mas que pode melhorar as suas vendas.

As etapas do Funil de Vendas

Para o acompanhamento mais eficiente, o funil é dividido em três etapas: topo, meio e fundo. Essas etapas são conhecidas pelas siglas TOFu (Top of the Funnel), MOFu (Middle of the Funnel) e BOFu (Bottom of the Funnel).

Essa divisão em etapas é crucial para que você consiga identificar o nível de maturidade de cada cliente em relação a sua decisão de compra. Assim, ao identificar, você pode trabalhar eficientemente para aumentar as chances de finalização de compra e também de fidelizar clientes.

Entenda melhor cada etapa do Funil de Vendas:

  1. TOFu (Top of the Funnel)

O topo é conhecido como a etapa da consciência, pois, até o momento, seu cliente não procura algo específico que supra as suas necessidades. Porém, o primeiro contato dele com sua empresa desperta a curiosidade para buscar mais detalhes. Então, cabe a sua empresa fornecê-los para que ele perceba o seu problema. Em outras palavras, você precisa educá-lo.

  1. MOFu (Middle of the Funnel)

O meio é a etapa do reconhecimento do problema e a consideração de uma solução. Nesta parte, o seu cliente viu informações sobre o assunto e começou a procurar por formas de solucionar o problema. Na altura do campeonato, ele já é um lead da sua empresa, pois forneceu dados sobre ele, e cabe você oferecer outras informações para ajudá-lo na decisão de compra.

  1. BOFu (Bottom of the Funnel)

O fundo do funil representa a decisão de compra do seu cliente. Agora você já está lidando com leads que passaram por todo o processo de educação e estão prontos para efetuar uma compra. Logo, esse é o momento de você dar um empurrão e fazê-lo entender que o seu produto ou serviço é a sua melhor alternativa. Assim, ele finalizará o processo de funil de vendas e se tornará, enfim, um cliente.

Faça a sua lição de casa. Aprenda mais detalhes sobre como funciona todo o funil de vendas e faça questão de aplicá-lo em seu negócio. Desta forma, você poderá não apenas aumentar as suas vendas como fidelizar clientes. Sem dúvida, isso é um dos principais benefícios ao utilizar a estratégia.