Aprender como precificar um produto ou serviço é vital para quem está começando a empreender. Alguns novos empreendedores acreditam que a precificação de produtos e serviços deve seguir apenas o mercado, e isso é errado. Existem outros detalhes que precisam ser considerados.

Não saber precificar um produto ou serviço corretamente pode fazer o seu lucro desaparecer e, definitivamente, o lucro faz parte do negócio, sem ele nada existe. Logo é necessário ter muita atenção nesse processo. Então você precisa considerar itens que são indispensáveis para encontrar um bom preço.

Precifique seu produto ou serviço com as dicas e informações que preparamos e aprenda, definitivamente, como alcançar o preço de venda ideal.

Durante todo esse processo de precificação é preciso entender a diferença que existe entre preço e valor. O preço, por exemplo, é o que o cliente vai pagar para ter acesso ao produto ou serviço. Já o valor representa o que o cliente vai levar, podendo variar de um cliente para o outro de acordo com a sua necessidade ou satisfação relacionadas ao produto ou serviço.

Então você não vai e não pode determinar o valor de serviços ou produtos que trabalha, e sim os seus preços – que, inclusive, se baseiam em diferentes fatores, como o próprio valor agregado, os custos, a concorrência e lucros.

Como precificar um produto do zero ao lucro

Alguns novos empreendedores acreditam que basta olhar os preços da concorrência para encontrar o valor ideal a ser cobrado. Obviamente isso não é o ideal, pois pode colocar seu sucesso e taxa de lucro em risco.

Sem pesquisas e uso da matemática será impossível chegar a um preço que seja viável tanto para você, empreendedor, como para seu cliente. Então é necessário analisar os fatores que ajudam a compor a precificação.

Como precificar um produto analisando os custos

Não há como precificar um produto ou serviço sem analisar todos os custos fixos e variáveis para fabricação ou execução deles. Então inclua desde a compra dos insumos aos impostos pagos. Com isso, a precificação reúne tudo o que foi gasto para fabricar o produto ou serviço.

Valor agregado

Como dito acima, o valor agregado é o valor que cada um dos clientes percebe que o produto ou serviço possui. Pode-se dizer que o valor será atribuído quando o produto ou serviço atender às necessidades do cliente. Então quanto mais valor o cliente der, maior é o seu preço final.

Concorrência

Esse não é um ponto crucial na precificação, mas ainda assim mostra-se necessário para não fugir da realidade do mercado que atua. No caso, você precisa analisar a concorrência, ver o preço que costuma cobrar em produtos ou serviços semelhantes ao que trabalha para ter uma noção.

Saiba como precificar seu produto encontrando a margem de Lucro

Você também precisará definir o lucro esperado. Para isso, é necessário ter os custos muito bem estipulados, além de noção sobre os preços da concorrência. Assim pode lucrar sem ultrapassar a média do mercado.

Com os pontos acima definidos você pode iniciar os cálculos que vão ajudá-lo a chegar no melhor preço de venda dos produtos ou serviços que trabalha, como o caso do cálculo do preço de venda e cálculo de taxa de marcação.

Mas lembre-se de fazer os cálculos com calma para garantir bons preços ao público-alvo e, claro, ao seu negócio. Afinal, o lucro faz parte do negócio.